Escolas da rede municipal celebram Semana da Consciência Negra

Com reflexões, desfiles, apresentações de capoeira, comidas típicas e palestras, escolas da rede municipal de ensino de Simões Filho comemoram a semana da Consciência Negra, dentre elas: Cristo Rei, Pedro Cerqueira, Creche José Laurentino Batista, Dom Francisco Leite, Péricles Reni e Georgina de Souza Simões.
Para a professora Ivana, da Escola Pedro Cerqueira, “trabalhar a consciência negra na escola é dar voz e conhecimento ao cidadão afro-brasileiro. Essa data é como um marco de referência da luta contra a discriminação racial”.
A Escola Georgina Simões fechou a semana de programação, realizando pelo segundo ano consecutivo a Culminância do Projeto Consciência Negra, que teve a escolha do Belo e a Bela Georgina 2018. Na oportunidade, os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lucas da Conceição e Karine Cardeal, foram escolhidos como o Belo e a Bela 2018.
Sobre a data:
O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.