Prefeitura realiza ações em alusão à Campanha 16 Dias de Ativismo

A luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher é um assunto que não pode ficar

para depois e a Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), intensifica ações e visita localidades, com roda de conversas.
As ações estão contidas na campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida e incentivada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como tema, em 2018 – Pinte o Mundo de Laranja: #MeEscuteTambém.
“Estamos visitando as localidades, reunindo mulheres e os seus familiares, com o objetivo de alertar a população sobre as necessidades de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, principalmente, colocar fim à cultura do silêncio que impede a ruptura do ciclo de atos violentos e abusivos”, destacou Andrea Almeida, secretária da SPM.
De modo geral e a nível Brasil, os dados sobre violência contra a mulher são alarmantes. O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) revela que, no primeiro semestre de 2018, foram 994 homicídios, 79.661 relatos de violência – 37.396 violência física, 26.527 violência psicológica e entre eles 63.116 foram classificados como violência doméstica, o que abrange abusos físicos, sexuais, psicológicos e econômicos contra a companheira ou integrante da família.