Informações Geográficas

 

ÁREA TERRITORIAL  

Limitando-se administrativamente com os municípios de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Salvador, Simões Filho está localizado a uma atitude média de 120m, possui uma área territorial de 201,222 km² e é cortado pelo paralelo de 12° 47’ Sul e pelo meridiano de 38° 23’ Oeste distanciando-se 22 km da capital do Estado.

DADOS POPULACIONAIS

Simões Filho tem 118.047 habitantes. A população urbana soma 105.810 pessoas e a população rural é de 12.238 moradores de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, realizado em 2010.

CLIMA – RELEVO - HIDROGRAFIA

Devido a grande proximidade do litoral, Simões Filho apresenta clima úmido com temperaturas médias anuais de 24,7º C, pluviosidade média anual entre 1600 e 2000mm, sendo que as maiores concentrações pluviométricas ocorrem entre os meses de abril e junho.

As formas de relevo predominantes no município são os Tabuleiros Pré-Litorâneos, as Planícies Marinhas e Fluviomarinhas e as Baixadas Litorâneas, associadas a uma geologia com presença de conglomerados, gnaisses, arenitos, depósitos fluviais e costeiros (areais de praias, dunas mangues, terraços e cordões litorâneos).

A hidrografia é composta pela bacia do rio Joanes, sendo os principais afluentes os rios Córrego Cantagalo e o Córrego Muriqueira. Ao longo da bacia aparecem as represas Joanes I, Joanes II, Ipitanga II e Ipitanga III, importantes para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador.