Palmares realiza tradicional festa Queimada da Palhinha

23/01/2018 12:01:00    Fonte: Ascom

No próximo sábado (27), a partir das 19h30, acontecerá em Palmares, no Barracão de Dona Pina, a exibição e lançamento do curta documentário: Histórias de Vida – Pastoras e Tocadores da Queimada da Palhinha e a tradicional Festa Anual Queimada da Palhinha.

O evento é tradicional na comunidade e enaltece o nascimento de Deus Menino com cânticos, apresentações teatrais, declamação de poemas e versos, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O vídeo documentário é inspirado no trabalho do Museu da Pessoa e conta com a direção de Wayra Silveira que com muita sensibilidade retrata fatores culturais e ancestrais de uma tradição milenar, de um povo resistente e incansável.

Em Simões Filho, a tradição é mantida por Dona Pina e em 2015 lançou com o apoio do FCBA/Secult-BA, o livro “Cantigas de um Baile Pastoril” com letras e partituras de 53 cantigas e 57 versos que até então estavam guardados na memória dos anciãos, fortalecendo a cultura do seu povo.

Palavras-Chave: Lançamento,Queimada, Palhinha