A 8ª edição do Projeto Pai Presente chegou ao fim nesta sexta-feira (8) em Simões Filho, com saldo positivo e grande participação da população. Realizada no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), no Fórum Professor Josaphat Marinho, a iniciativa já soma, ao longo de todas as edições no município, mais de 350 atendimentos.
Com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e na valorização da figura paterna na formação dos filhos, a ação aconteceu entre os dias 6 e 8 de agosto, oferecendo atendimento gratuito e acolhedor para o reconhecimento espontâneo da paternidade. Pais, mães ou responsáveis legais puderam iniciar o processo sem necessidade de ação judicial, garantindo às crianças e adolescentes o direito ao nome, à identidade familiar e à convivência afetiva.
Além disso, o projeto disponibilizou coleta para exames de DNA, orientações jurídicas e atendimento humanizado, incentivando a responsabilidade parental e promovendo soluções pacíficas.
A coordenadora do CEJUSC de Simões Filho, Drª Elizabete Brandão, destacou a importância da iniciativa. “A importância do projeto é que a criança tenha a dignidade de ter o nome do seu pai. Isso fortalece a personalidade, evita constrangimentos e garante o convívio.”, afirmou.