Simões Filho será palco da 1ª Conferência Livre Municipal de Direitos Humanos, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), em parceria com a Comissão Geral de Defesa dos Direitos Humanos da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo (CGDDHRMSREC). O evento acontece no dia 25 de setembro, das 13h às 17h, na Câmara de Vereadores.
Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: Consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência cria um espaço de diálogo plural, democrático e participativo para a formulação de diretrizes que subsidiem a construção e implementação de um Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH) mais robusto e eficaz. A iniciativa busca consolidar um pacto nacional que fortaleça os compromissos do Brasil com a proteção e promoção dos direitos fundamentais.
O evento será estruturado em seis eixos temáticos:
1 – Enfrentamento das Violações e Retrocessos;
2 – Democracia e Participação Popular;
3 – Igualdade e Justiça Social;
4 – Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano;
5 – Agenda Internacional de Direitos Humanos;
6 – Fortalecimento da Institucionalidade na Promoção e Proteção dos Direitos Humanos.
A conferência reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, organizações sociais e demais atores interessados para debater estratégias que promovam a cidadania, o respeito à diversidade e a garantia de direitos para todas as pessoas.