Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Nesse sentido, com o objetivo de fortalecer a mensagem positiva de autocuidado, a Prefeitura de Simões Filho realizou diversas palestras e rodas de conversa, com foco na saúde do homem.
A iniciativa foi realizada por meio da Secretaria de Administração (SEAD), com apoio da Secretaria de Saúde (SMS), e faz referência ao Novembro Azul, movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.
Novembro Azul:
A campanha “Novembro azul” é realizada em diversos países e visa alertar os homens com idade acima dos 50 anos sobre a doença e os seus riscos.
Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
Nesse sentido, a prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce pode auxiliar na cura. Por isso, é recomendado que o homem procure o serviço de saúde e realize consultas periodicamente com o seu médico.