A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), promoveu na Copa III, em Ilha de São João, uma ação com serviços de saúde, em referência à Campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
A iniciativa é coordenada pela SPM, com o apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) – Nilda Fiúza e as atividades seguem até 11 de dezembro.
Durante a ação, as equipes entregaram material informativo (panfleto) e dialogaram com os comerciantes e moradores sobre a importância do empoderamento feminino e o fim das diversas formas de violência.
Além de serem munidos de importantes informações, os moradores puderam realizar atividades e serviços de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos, oficina de artesanato, aula de aeróbica, além disso puderam obter orientações e esclarecer dúvidas com profissionais do Cram como assistente social, psicóloga e advogada.
As atividades da Campanha seguem até 11 de dezembro conforme a programação preestabelecida pela SPM.
Sobre a Campanha
A campanha é internacional acontece anualmente em 159 países, com início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Na Bahia, são 21 Dias de Ativismo, contando a partir do dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, em referencia a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.
A iniciativa engloba uma série de relevantes ações no período. No município, as ações em promoção à vida acontecem ininterruptamente e a população conta diariamente com os serviços de apoio, acolhimento e orientação do CRAM, que disponibiliza uma equipe técnica, com psicólogas, advogadas e assistentes sociais.