De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre os dias 1º e 6 de maio, o volume de chuvas acumulado foi de 413mm, valor superior à média histórica prevista para todo o mês, que é de 302mm. A intensidade e continuidade das precipitações provocaram deslizamentos de terra, quedas de árvores e a necessidade de evacuação em algumas localidades.
Diante do cenário, a Gestão Municipal mobilizou o Comitê de Crise e todas as secretarias envolvidas para coordenar ações de resposta imediata e proteção à população. “A prioridade da nossa gestão é a preservação da vida. Estamos com equipes nas ruas prestando assistência, monitorando áreas de risco e atuando com responsabilidade para minimizar os impactos causados pelas chuvas”, afirmou o prefeito Del.
A declaração de emergência permite a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, e autoriza, em casos específicos, a entrada em residências para socorro ou evacuação. Também estão previstas desapropriações de áreas de risco e a contratação emergencial de serviços, conforme a legislação federal.
As ações da Operação Chuva seguem em andamento, com reforço na limpeza e desobstrução de canais, cobertura de encostas com geomanta, manutenção do sistema de drenagem e atendimento direto às famílias afetadas. A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer momento pelo telefone (71) 3296-9216.