Simões Filho realizou nesta quinta-feira (14) o encerramento da 9ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento, que teve início na quarta-feira (13) e reuniu usuários, trabalhadores da saúde, gestores e representantes da sociedade civil, teve como objetivo discutir estratégias e propor ações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Com o tema “Planejar a Saúde com Participação Popular: Desafios e Compromissos no SUS Municipal”, os dois dias de atividades foram marcados por debates nos eixos Gestão/Assistência Farmacêutica, Vigilância e Proteção da Saúde, Atenção Básica e Programas de Média e Alta Complexidade. O encontro reforçou o caráter democrático e participativo da conferência, estimulando o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para a saúde em Simões Filho.
Durante o encerramento, foram consolidadas as propostas e diretrizes que servirão de base para o planejamento estratégico da Secretaria de Saúde nos próximos anos, fortalecendo políticas públicas, ampliando a participação da população e garantindo mais qualidade nos serviços prestados.
Segundo a secretária Iridan Brasileiro, “a Conferência é um espaço fundamental para ouvir a população e construir políticas públicas mais eficazes. O SUS de Simões Filho só se fortalece com a participação de todos”.