Educação em foco: Simões Filho realiza Seminário de lançamento do Programa Bahia Alfabetizada Criança
Publicado:
Comentários:0

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação, realizou no sábado (20), no Auditório do Colégio Padre Luiz Palmeira, o Seminário de lançamento do Programa “Bahia Alfabetizada Criança”. O evento reuniu professores e gestores do Ensino Fundamental (anos iniciais) e marcou a consolidação de políticas voltadas à alfabetização no município.

O Programa tem como propósito fortalecer práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado da leitura, da escrita, da oralidade e dos multiletramentos de forma contextualizada e lúdica. A iniciativa se insere no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Bahia Alfabetizada, articulando ações técnicas, pedagógicas e financeiras em parceria com os municípios.

Entre os objetivos, destacam-se a implementação de metodologias que reforcem os referenciais curriculares das redes municipal e estadual, além das orientações do Programa Nacional Compromisso Criança Alfabetizada (CNCA). O trabalho abrange não apenas a alfabetização e o letramento dos estudantes do 1º e 2º anos, mas também a recomposição da aprendizagem do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O Seminário também foi espaço de diálogo entre formadores, professores e gestores, que puderam discutir a trajetória das práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização, refletindo sobre o conhecimento didático em articulação com os currículos que organizam as redes de ensino.

A alfabetização, tratada como um processo contínuo e essencial, foi reforçada no encontro como direito fundamental previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assegurando a todas as idades o acesso à leitura, à escrita e à compreensão crítica do mundo.

O evento ainda abriu caminho para a continuidade das ações, com novo encontro já confirmado para o próximo dia 27, também no Auditório do Colégio Padre Luiz Palmeira, consolidando o compromisso do município em garantir melhores condições de aprendizagem e ampliar as oportunidades educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

defesa civil

OPERAÇÃO CHUVA 2025

Skip to content