Segundo encontro do Seminário Simões Filho Alfabetizado reúne educadores e reforça compromisso com a aprendizagem
Publicado:
Comentários:0

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou neste sábado (27), na Escola Municipal Joselita Pereira Leal, o segundo encontro do Seminário Simões Filho Alfabetizado. A atividade deu continuidade ao trabalho iniciado com o lançamento do Programa “Bahia Alfabetizada Criança” e consolidou as discussões sobre metodologias e práticas pedagógicas voltadas ao fortalecimento da alfabetização.

O encontro reuniu professores, gestores e formadores do Ensino Fundamental (anos iniciais) da rede municipal, promovendo palestras, oficinas e momentos de troca de experiências. A iniciativa busca ampliar a compreensão sobre a alfabetização como direito fundamental, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), assegurando a todas as crianças o acesso à leitura, à escrita e à compreensão crítica do mundo.

Inserido no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Bahia Alfabetizada, o Seminário articula ações técnicas, pedagógicas e de gestão em parceria com os municípios, visando o fortalecimento das práticas de leitura, escrita, oralidade e multiletramentos. Além da alfabetização dos estudantes do 1º e 2º anos, o programa também contempla estratégias de recomposição da aprendizagem para o 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O evento também reforçou a importância do diálogo entre educadores, gestores e formadores, permitindo a reflexão sobre práticas de ensino e a construção de caminhos que assegurem o avanço na aprendizagem e a ampliação das oportunidades educacionais para os estudantes de Simões Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

defesa civil

OPERAÇÃO CHUVA 2025

Skip to content