A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, vem sendo fortemente atingida pelas chuvas. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado previsto para todo o mês de maio era de 300 milímetros. No entanto, em apenas quatro dias, o município já registrou 276 mm de precipitação, o que representa mais de 90% do volume esperado para o mês inteiro.
“A Administração Municipal, sob a liderança do prefeito Del, tem atuado de forma integrada e emergencial para mitigar os efeitos das chuvas e garantir o atendimento às famílias atingidas”, pontuou Gabriel Marques, Secretário de Infraestrutura. O trabalho tem sido coordenado entre diversas secretarias, como Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Governo, Superintendência de Trânsito, Ordem Pública, dentre outros, com apoio da Defesa Civil, e envolve ações de monitoramento, acolhimento, assistência social e contenção de danos.
Paralelamente às ações emergenciais, a Prefeitura segue executando, de forma contínua e preventiva, a Operação Chuva, que envolve limpeza e dragagem de canais, ampliação de córregos, manutenção da rede de drenagem pluvial, roçagem, cobertura de taludes e ações educativas com a população.
A Defesa Civil de Simões Filho permanece em estado de prontidão e pode ser acionada pelo telefone (71) 3296-9216. A Prefeitura reforça o compromisso com a segurança da população e segue trabalhando com responsabilidade, celeridade e sensibilidade social diante da situação climática adversa.