Dando continuidade às ações que fazem referência ao Novembro Azul, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), promoveu uma palestra sobre a saúde masculina. As atividades foram realizadas com o grupo de idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Nossa Gente, CIA 1.
A iniciativa acontece com objetivo de munir os idosos de informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante o encontro, os assistidos tiveram a oportunidade de esclarecerem dúvidas e de participarem de atividades lúdicas.
Ministrada pela enfermeira Ana Flávia, a palestra abordou ainda assuntos sobre os cuidados necessários e os impactos vivenciados sociais e emocionais diante a um possível diagnóstico.
Entenda:
O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.