A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), promoveu dois encontros com grupos de idosos que são assistidos pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). As atividades envolveram os idosos da comunidade Quilombo do Dandá e do CRAS Nossa Gente, no Cia 1.
Durante o encontro, os técnicos do Social dialogaram com os idosos sobre saúde mental, com foco nas atitudes para superar o comportamento ansioso, além de destacar ações e práticas que fortalecem a qualidade de vida, convívio social e fortalecimento de vínculos.
Sobre o Centro
O Centro de Convivência
Além disso, o Centro ainda disponibiliza uma equipe composta por nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e outros profissionais especializados que acompanham e orientam sobre os cuidados e fatores que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.
O Cras:
É a porta de entrada da Assistência Social, onde são oferecidos serviços com o objetivo de fortalecer a vivência e a convivência com a família e com a comunidade. Entre os serviços e benefícios que são ofertados no município, pelo equipamento, estão: Cadastro Único; Orientação sobre os benefícios sociais; Apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos; Apoio ao fortalecimento à convivência com a família e com a comunidade; Orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica; e outros.