A Prefeitura de Simões Filho realizou na noite desta quinta-feira (09.06), no Residencial Alvorada, mais uma edição do o Projeto Cinema nos Bairros/Residenciais. A iniciativa visa promover o acesso à Cultura e funciona como um importante mecanismo de entretenimento.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Planejamento e Habitação (Seplan), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), e faz parte das atividade do Projeto Social de Pós-Ocupação, que é realizado nos Residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
“Eu me diverti muito. Essa foi a minha primeira vez no cinema e foi muito legal. A aproveitei muito com as minhas amigas e já estou animada para a aproxima”, disse a pequena Brenda, moradora do residencial.
Durante a ação, a equipe técnica reproduziu uma série de curtas metragens, voltados para o público infantojuvenil. Os títulos/filmes reproduzidos fazem parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal – Cícero Simões.
Projeto Cinema nos Bairros:
Esta é mais uma das ações do poder público municipal que visam democratizar o acesso à cultura em Simões Filho. O projeto coloca em pauta, o cinema como uma ferramenta importante de comunicação, inclusão, valorização e resgate da cidadania, autoestima e oportunidades, além de falar sobre: Responsabilidade social, direitos humanos, desenvolvimento comunitário, programas educacionais, meio ambiente, cultura brasileira e arte.
Projeto Social de Pós-Ocupação:
O Projeto vem realizando diversas ações voltadas para a mobilização e organização comunitária, de modo intersetorial, disponibilizando ações e serviços dentro dos Conjuntos Habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.
Entre os serviços ofertados estão os de promoção à saúde e ao social, com o apoio das Secretarias de Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Social e da Cidadania. Além das ações de limpeza e manutenção dos espaços público/coletivos, com capinagem, roçagem, retirada de entulhos, coleta do lixo, poda, substituição de braçadeiras e lâmpadas queimadas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e as aulas coletivas de ginástica e alongamento do Programa Saúde e Movimento, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).