Segurança Alimentar e Nutricional foi debatida em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), na IV Conferência Municipal. O encontro teve como tema: “Superação da fome e Construção da soberania alimentar, com direitos e participação social!”.
Durante o encontro, os conferencistas debateram eixos temáticos, que colocaram em pauta:
Eixo 1 – Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional;
Eixo 2 – Sistema Nacional de Segurança alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação adequada;
Eixo 3 – Democracia e Participação Social.
“As Conferências são encontros plurais e democráticos, que contribuem para a formulação e implementação de Políticas Públicas e ações de combate à fome e a desnutrição, além de contribuir na promoção da Segurança Alimentar. O combate à fome é uma questão social e a Administração do nosso Prefeito Dinha é altamente comprometida com essa causa.”, pontuou Andrea Pereira, secretário de Desenvolvimento Social.
A Conferência tem o objetivo de debater e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, e de elegeu delegados para participarem da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Território: Metropolitana.
O encontro é promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), com total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc).