A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), assinou nesta quinta-feira (9), o Termo de Adesão ao Projeto Educação Inclusiva – Todas as Escolas são para Todos os Alunos. A iniciativa reforça o compromisso da Gestão municipal com a construção de uma educação cada vez mais acessível, acolhedora e de qualidade para todos os estudantes.
O projeto tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão e ampliar as ações que garantem o acesso, a permanência e o desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência nas unidades escolares. A partir da adesão, o município se compromete a seguir as recomendações do Ministério Público nas etapas de implantação e execução, promovendo formações, ações intersetoriais e o mapeamento dos estudantes com deficiência na rede municipal.
Durante o evento, a secretária de Educação, Heliene Mota, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um passo significativo para a consolidação de uma educação cada vez mais inclusiva. Já temos avanços importantes, com 38 salas de recursos multifuncionais em funcionamento, e seguimos firmes no compromisso de garantir que todas as nossas escolas sejam espaços de aprendizado, respeito e acolhimento”, afirmou.
A ação também prevê uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, pedagogo e assistente social, que dará suporte psicopedagógico às escolas, auxiliando na elaboração de planos de desenvolvimento individual e relatórios de acompanhamento dos estudantes.
Com a adesão ao Projeto Educação Inclusiva, Simões Filho reforça sua política de valorização da diversidade e de promoção da equidade, reafirmando que todas as escolas são, de fato, para todos os alunos.