Simões Filho recebe passagem do Fogo Simbólico da Independência pelo terceiro ano
Publicado:
Comentários:0

O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, foi mais uma vez palco da passagem do Fogo Simbólico da Independência da Bahia, ato cívico que marca as celebrações pelos 202 anos da luta pela liberdade do povo baiano. A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, 1º de julho, reunindo autoridades civis e militares, estudantes, lideranças comunitárias e a população em geral.

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade teve a honra de ser ponto de encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Oeste e do Recôncavo Norte, que seguem em direção ao bairro de Pirajá, em Salvador, local simbólico das batalhas que consolidaram a independência do Brasil na Bahia, em 2 de julho de 1823.

O ato aconteceu na Praça Noêmia Meireles Ramos, em frente ao Pavilhão do Fogo Simbólico, onde também foi inaugurada a Exposição “Simões Filho: Terra de Resistência e Liberdade”, aberta ao público durante todo o mês de julho. A mostra destaca a participação do antigo povoado de Água Comprida, hoje Simões Filho, no processo de independência, reafirmando o compromisso do município com a preservação da memória e da identidade cultural baiana.

A programação contou com o tradicional hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional e apresentações que valorizaram a identidade local, com destaque para a participação das fanfarras Autônoma de Simões Filho (Fanausf), Banda Show Integração da Bahia e Banda Show Contemporânea, além do Grupo de Capoeira Discípulos de Mestre Café e do Baile Pastoril Queimada das Palhinhas, que emocionaram o público com suas expressões artísticas e manifestações populares.

Notícias Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

defesa civil

OPERAÇÃO CHUVA 2025

Skip to content