A competição de canoa havaiana, também conhecida como polinésia ou VA’A foi disputada nas modalidades V1, V1R e OC6, onde os remadores foram desafiados em um percurso de 20 km. Logo depois, foi a vez da categoria estreantes individuais, com um percurso de 6 km de ida e volta, Marina Aratu até o Porto da Capadócia.
“É com felicidade que recebemos mais uma edição do Circuito Baiano de Canoagem. Um compromisso firmado pelo nosso prefeito Diogenes Tolentino e que seguimos executando com amor e responsabilidade social. A iniciativa gera visibilidade, potencializa o turismo e fortalece fatores socioeconômicos e culturais. Seguiremos trabalhando e dando a nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou Jamile, secretária de Turismo.
Vale lembrar que 2017, o município faz parte do no Mapa do Turismo do Brasileiro e desde então, a Administração Pública vem realizando capacitações com a população, público alvo, e atendendo as solicitações e exigências ministeriais, como possuir orçamento próprio, órgão de turismo, participação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), incentivar o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e outros.
Um dos pontos turísticos:
O município integra a Baía de Aratu que, com seus 9,8 quilômetros quadrados de águas navegáveis, além de oferecer abrigo seguro às embarcações, é também local ideal para competições náuticas e oferece um cenário de grande beleza. É do Aratu Iate Clube, por exemplo, que faz parte da Regata Aratu-Maragojipe, uma das principais provas brasileiras e que vem ganhando projeção internacional e também local de realização da Copa de Velas que reúne cerca de 300 velejadores.
O Mapa:
O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, visa identificar de forma facilitada as necessidades de investimentos e ações para promoção do setor nas regiões turísticas do país.
Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis, como estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.