A importância da prevenção e autocuidado foram destaques da palestra em alusão ao Outubro Rosa realizada nesta quarta-feira (18), no Centro de Referência e Atendimento à Mulher à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Simões Filho e coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


“Seguimos somando forças e alertando as mulheres assistidas pelo Cram e também os servidores quanto à importância desse cuidado com a própria saúde. O Outubro Rosa nos convida ao autocuidado e esse encontro reafirma o compromisso da SPM com as mulheres da nossa cidade e as que são assistidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram).”, pontuou Almeida.

Durante o encontro, os presentes puderam aproveitar os serviços do Programa Saúde Mais Perto de Você, como aferição de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais, consultas médicas (clínico geral), testes rápidos, atendimentos odontológicos, dentre outros serviços.

Criado em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama. A Campanha acontece anualmente com objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Sobre o CRAM
Vale lembrar que o Centro de Referência e Atendimento à Mulher à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza, fica localizado nas dependências do Centro Social (Sedesc), na Rua Walter Aragão de Souza, KM 25. O Centro disponibiliza espaço que presta acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, proporcionando atendimento psicossocial e orientações jurídicas para o fortalecimento do gênero, diante dos diversos tipos de situações.


