Outubro Rosa: Prevenção e autocuidado são destaques em palestra no CRAM

A importância da prevenção e autocuidado foram destaques da palestra em alusão ao Outubro Rosa realizada nesta quarta-feira (18), no Centro de Referência e Atendimento à Mulher à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Simões Filho e coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O Outubro Rosa coloca diante de nós uma série de informações que aqui, na nossa Simões Filho, são tratadas diariamente. Esse é um mês de visibilidade e que intensifica a mensagem de cuidado com as mulheres. Precisamos seguir fortalecendo a rede de empoderamento e de autocuidado para a promoção e proteção da vida. Uma iniciativa que faz cumprir o compromisso firmado pelo nosso prefeito Diógenes Tolentino e que não abrimos mão.”, destacou Iridan Brasileiro, secretária de Saúde.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Andrea Almeida, falou sobre o cuidado com a saúde das mulheres assistidas e servidores, e destacou que a iniciativa visa levar uma mensagem de apoio, incentivo e que coloca a mulher em protagonismo.

“Seguimos somando forças e alertando as mulheres assistidas pelo Cram e também os servidores quanto à importância desse cuidado com a própria saúde. O Outubro Rosa nos convida ao autocuidado e esse encontro reafirma o compromisso da SPM com as mulheres da nossa cidade e as que são assistidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram).”, pontuou Almeida.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Durante o encontro, os presentes puderam aproveitar os serviços do Programa Saúde Mais Perto de Você, como aferição de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais, consultas médicas (clínico geral), testes rápidos, atendimentos odontológicos, dentre outros serviços.

Sobre o Outubro Rosa

Criado em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama. A Campanha acontece anualmente com objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Sobre o CRAM

Vale lembrar que o Centro de Referência e Atendimento à Mulher à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza, fica localizado nas dependências do Centro Social (Sedesc), na Rua Walter Aragão de Souza, KM 25. O Centro disponibiliza espaço que presta  acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, proporcionando atendimento psicossocial e orientações jurídicas para o fortalecimento do gênero, diante dos diversos tipos de situações.