Agentes de Saúde e Endemias participam de capacitação sobre primeiros socorros
Publicado:
Comentários:0

A Prefeitura de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), dando continuidade às atividades que visam à valorização das equipes técnicas e a promoção do conhecimento, realizou uma capacitação sobre Primeiros Socorros nas situações mais comuns e com potencial de agravo. A ação foi voltada para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria da Saúde, com o apoio do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do Núcleo de Gerenciamento de Educação Permanente (NUGEP).

Durante a capacitação foram abordados os temas: biossegurança, sinais vitais, desobstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória, hemorragia, ferimentos, queimaduras, choque elétrico, transporte da vítima, remoção de emergência e simulação geral. 

Além disso, a equipes do Samu alertou sobre a importância de manter a calma e chamar o serviço de emergência logo em seguida, esclarecendo também o que não deve ser feito em procedimentos de primeiros socorros.

SAMU 192:

A Samu 192 está instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CIA I, e tem como missão: cuidar de forma integral da saúde do cidadão, assegurando seus direitos e respeitando as diversidades.

O SAMU tem como finalidade prestar socorro, através de Unidade Móvel, à população em casos de urgência e emergência, oferecendo atendimento em residências, locais de trabalho e vias públicas, por exemplo, e entre os equipamentos que compõem as unidades, estão: Desfibriladores Automáticos Externos (DEAS), Aspiradores portáteis e Oxímetros de Pulso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content