Campanha Faça Bonito: Prefeitura realiza ação alusiva ao 18 de maio

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), promove uma série de atividades em alusão ao 18 de maio – Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, que acontece desde o começo do mês de maio.
Programação:

Dia: 16 de maio (terça-feira)
Ação: Palestra de formação para Funcionários dos Equipamentos da Sedesc e Apresentação Teatral

Dia: 18 de maio (quinta-feira)
Horário: 08h
Local: Diversos pontos da Cidade (Complexo de Abastecimento e Serviços, Pátio Prefeitura, Rodoviária e redondezas, Cras (Ponto Parada, Cristo Rei e Cia 1 – Redondezas), CadÚnico e Palmares).
Ação: Mobilização Social

Durante a ação, as equipes distribuirão materiais informativos e dialogarão com os moradores que transitam pela região, sobre a importância da campanha, que visa à proteção social das crianças e adolescentes, a quebra do silêncio para a promoção da vida e bem-estar social da sociedade.

Vale lembrar, que a Sedesc, junto com a rede de proteção social de Simões Filho, vem realizando durante todo o ano diversas ações para informar à população sobre meios de denúncia e formas de proteção às crianças e adolescentes.

No município, as ações contam com a participação dos Equipamentos da Sedesc, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Proteção Social Especial e Básica, Programa Auxílio Brasil/CadUnico, Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e demais políticas sociais.

A Campanha:
A ação faz referência ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, em que se recorda o assassinato de Aracely, uma criança de Vitória (Espírito Santo) que foi encontrada morta, em 18 de maio de 1973, após ter sofrido diversos tipos de violência, dentre elas, abuso sexual. Nos anos 2000, o Brasil passou a reconhecer oficialmente a data como dia de luta contra essas manifestações de violência, através da Lei nº 9970.

Qualquer situação pode ser denunciada de forma anônima, através do Disque Nacional dos Direitos Humanos (100).