Combater a Dengue! Prefeitura alerta a população sobre os cuidados necessários

A luta contra a dengue não acabou e neste sentido, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), alerta a população sobre cuidados e intensifica as ações para a eliminação de possíveis criadouros e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito, do tipo Aedes aegypti, infectado com o vírus. Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômito podem surgir entre 5 e 15 dias.

A Secretaria de Saúde destaca algumas ações simples que você pode fazer para contribuir para prevenção da doença:

• Colocar areia em prato de plantas e flores;

• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

• Limpar calhas dos canos;

• Não jogar lixo em terrenos baldios;

• Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

• Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

• Não deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

• Descartar copos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

•Furar latas de alumínio antes de descartá-las para não acumular água;

•Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

Prefeitura contra a Dengue

A Prefeitura segue intensificando as ações de combate a Dengue e entre as iniciativas, estão os mutirões de limpeza em toda cidade, com a execução de serviços de capinagem, roçagem, retirada de entulhos, coleta do lixo, poda de árvores e arbustos. Além disso, os Agentes de Endemias seguem em campo realizando vistorias e visitas domiciliares, e atividades de conscientização popular.

Sobre a dengue

Existem quatro tipos de Dengue conhecidas como soropositivo 1, 2,3, e 4. Uma vez que contrai a doença, a pessoa fica imune e não contrai novamente o mesmo soropositivo, porém pode adoecer novamente. O agravamento da doença pode ser percebido por dores abdominais fortes, tonturas e sangramentos.

A Secretária de Saúde orienta ainda ao paciente a observação aos sintomas, pois poderá acarretar em óbito caso não receba os cuidados necessários. Quem apresentar os sintomas deve procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico e tratamento adequado.