Dia Mundial da Saúde é celebrada com Feira de Saúde

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Simões Filho realizou nesta quinta-feira (7), uma feira com oferta de serviços de promoção e proteção à saúde. As atividades foram coordenadas pela Secretaria da Saúde (SMS) e aconteceram no bairro do CIA 1, Unidade Pam Cia.

Durante o encontro, a população teve acesso a diversos serviços, como atendimentos médico pediátrico e de psicologia, aferição da pressão arterial e glicemia, vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – HIV e Sífilis, hepatites virais (B e C), palestras educativas (cuidados com a saúde e hábitos saudáveis), atividades físicas e apresentação cultural (música).

Segundo Iridan Brasileiro, secretária municipal de Saúde, as atividades que estão sendo ofertadas nas feiras acontecem no dia a dia da saúde pública e destacou que o evento visa promover a importância da saúde preventiva tendo como finalidade a detecção de doenças e agravos para que sejam diagnosticados e tratados. “A Feira da Saúde ainda assume um importante papel, que é o de promover a conscientização popular sobre a importância do autocuidado e da prevenção”, destacou Iridan.

Vale lembrar que, desde 2017 o Poder público vem investindo em novas Unidades de Saúde da Família (USF), ampliando a cobertura de Atenção Básica, por meio do Programa Saúde da Família. Com a iniciativa, a cobertura de saúde passou de 35% para mais de 70%.

O Programa Saúde da Família prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma contínua e com atendimento prestado pelos profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos  e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes.