Formatura dos Agentes Comunitário de Saúde e Endemias marca a sexta-feira em Simões Filho

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), celebrou com satisfação a formatura dos Agente Comunitário em Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (ACE).

Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias concluíram com sucesso o curso técnico do programa “Saúde com Agente”, uma iniciativa da Política Nacional de Educação para a Saúde, do Ministério as Saúde (MS), que conta com a parceria com a Universidade Federal e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Com a duração de 10 meses, curso visa formar Agentes Comunitários de Saúde, teórica e tecnicamente, habilitando-os para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos e, aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os pelos indicadores de saúde integrados à vigilância em saúde.

O evento contou com a presença do Prefeito Diógenes Tolentino, primeira dama e Deputada Estadual, Kátia Oliveira, vice-prefeito, Sid Serra, secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, vereadores, secretários e a sociedade civil.

Sobre o Programa “Saúde com Agente”:

O Programa “Saúde com Agente” foi criado visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma ação inédita, gerando impactos positivos nos indicadores de saúde e na qualidade de vida da população. Além disso, valoriza o trabalho das Agentes, que desempenham um papel crucial como educadoras de saúde na comunidade.