IIª Conferência Municipal da Educação marca a terça-feira em Simões Filho

A cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou nesta terça-feira (17), a IIª Conferência Municipal da Educação. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Semed) e Conselho Municipal da Educação (CME).

Nesta edição, o encontro teve como tema: “Políticas de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável.” e os conferencistas debateram eixos norteadores, que visam o fortalecimento das Políticas Públicas Educacionais e o desenvolvimento da educação básica, com vistas ao novo Plano Nacional de Educação – decênio 2024-2034.

O evento antecede a Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia 2023 (COEED – 2023) e da Conferência Nacional de Educação Extraordinária 2024 (CONAE – 2024). Confira os eixos que foram debatidos:

Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;

Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: Equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência;

Eixo V – Valorização de profissionais da educação: Garantia do direito à formação inicial e
continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e as condições para o exercício da profissão e saúde;

Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

O evento contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Mariza Bonfim, gestores e coordenadores municipais, membros de diversos Conselhos Municipais, autoridades e sociedade civil. Ainda durante o evento, os conferencistas prestigiaram a apresentação do coral dos estudantes da Escola Municipal Vereador João Oliveira Campos.