A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Juventude (Sejuv), realizou nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal, a primeira Sessão Ordinária do Programa Jovem Vereador – 5ª Legislatura.
Durante a atividade, os jovens parlamentares vivenciaram na prática o funcionamento do Legislativo, apresentando proposições e debatendo temas voltados ao desenvolvimento da cidade e à participação cidadã.
Os dezessete estudantes participantes foram empossados simbolicamente em 15 de maio e, desde então, vêm participando de uma série de atividades formativas, conhecendo de perto os processos de indicações, proposições e intervenções legislativas, além das atividades do executivo municipal.
Durante o projeto, os jovens recebe bolsa auxílio e material pedagógico voltado à formação cidadã, em consonância com o compromisso da atual gestão de valorizar a juventude e investir em ações que impactem positivamente o futuro da cidade.
Instituído pela Lei Municipal nº 1.106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada Kátia Oliveira, o Programa tem como objetivo promover a consciência política entre os jovens, aproximando-os da rotina dos trabalhos legislativo e executivo, além de estimular o protagonismo e a participação ativa nas diversas áreas da sociedade.
O secretário de Juventude, Matheus Bacelar, destacou a importância do programa e o impacto na formação dos participantes. “O Jovem Vereador é uma porta de entrada para que nossos jovens conheçam de perto como funciona o poder público e entendam que podem ser agentes de transformação em suas comunidades. É uma experiência que desperta o senso crítico e fortalece o protagonismo da juventude de Simões Filho.”
As atividades do Programa Jovem Vereador seguem até dezembro e fazem parte do conjunto de ações da Prefeitura voltadas ao público jovem, como o Se Liga Jovem, Jovem Ambientalista, Prepara Jovem, Programa de Estágio – Portas Abertas, Semana da Juventude, entre outros.


