Novo Conselho de Saúde é empossado em Simões Filho

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS) – Biênio 2023-2025 foram empossados em cerimônia realizada pública. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores.

Durante a solenidade, foi realizada também a eleição da mesa diretora, onde foram eleitos Rafael Miranda – presidente, Raimunda Cavalcante – vice-presidente e Luciene de Santana – secretária.

O Conselho é composto por 24 membros entre os titulares e suplentes, com Representante dos Trabalhadores da Atenção Básica, Trabalhadores da Vigilância à Saúde; Representantes dos Trabalhadores de Saúde dos Serviços de Alta e Média Complexidade, Sindicato/Associação dos Trabalhadores de Saúde e demais  trabalhadores de Saúde; Representante de entidades congregadas dos Sindicatos de Trabalhadores Urbanos ou Rurais, exceto entidades da área da saúde;  Representante das entidades Religiosas; Representante de associação de direitos LGBT; Representante de associações de pessoas com deficiência ou portadores de patologias e por Representante de associações ou congêneres de movimento antirracista, negros, quilombola, tradicionais, indígenas, mulheres e direitos humanos.

Sobre o Conselho Municipal

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão importante existente no organograma da estrutura do âmbito do Sistema único de Saúde (SUS). Os membros do conselho de saúde são escolhidos para representar a sociedade nas decisões dos serviços de saúde, exercendo o papel de controle social, fiscalização, além de serem responsáveis por aprovar ou não as matérias voltadas às políticas públicas de saúde do município.