Outubro Rosa: Prefeitura de Simões Filho promove palestra sobre saúde da mulher

Dando continuidade às atividades do Outubro Rosa, a Prefeitura de Simões Filho realizou nesta sexta-feira, 14, uma palestra que colocou em pauta a saúde da mulher, câncer de mama e do colo do útero. O objetivo é alertar as mulheres sobre o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), com o apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) – Nilda Fiúza e Secretaria da Saúde. A iniciativa acolheu as mulheres que são assistidas pelo Cram, além de técnicos, membros de diversos conselhos e visitantes.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).