Outubro Rosa: Prefeitura promove ação com palestra e serviços de saúde nesta quarta-feira (18)

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Simões Filho promove nesta quarta-feira (18), uma ação de conscientização, com palestra sobre auto cuidado e feira de saúde, com oferta de diversos serviços. O encontro acontece a partir das 8h, no Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza, no Centro Social, localizado no KM 25.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante a ação, serão oferecidos serviços do Programa Saúde Mais Perto de Você,  como aferição de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais, consultas médicas (clínico geral), testes rápidos, atendimentos odontológicos, dentre outros serviços.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, estimam-se 703.610 mil casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres no país. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Além disso, também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).