Outubro Rosa: Prefeitura reforça ações e segue com marcação de mamografia gratuita

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento da doença antes que ela se desenvolva para um estágio avançado. Nesse sentido, no mês de Outubro/2022, a Prefeitura de Simões Filho descentralizou as marcações de mamografia gratuitos para a Unidades de Saúde dos bairros. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saúde (SMS) e o exame é direcionados para mulheres com idade acima dos 40 anos de idade.

As marcações estão acontecendo nas Unidades de Saúde de cada bairro, das 08h às 16h. Vale lembrar que sabendo da importância da iniciativa, cuidado preventivo, a Prefeitura oferece exames de mamografia gratuita durante todo o ano.

Confira o cronograma de marcações:

18/10 (terça-feira) – Unidade de Saúde da Família Dinálio Tolentino Alves

19/10 (quarta-feira) – Unidade de Saúde da Família Maria Helena Barreto Souza

20/10 (quinta-feira) – Unidade de Saúde da Família Dr. Walter Alcântara Gomes

21/10 (sexta-feira) – Unidade de Saúde da Família Manoel Nascimento Costa

24/10 (segunda-feira) – Centro de Saúde da Mulher

25/10 (terça-feira) – Unidade Básica de Saúde Prof. José Maria de Magalhães Neto

26/10 (quarta-feira) – Unidade Básica de Saúde Nice Lourdes Simões

27/10 (quinta-feira) – Unidade de Saúde da Família João Marques de Souza

31/10 (segunda-feira) – Unidade de Saúde da Família João Costa dos Santos

01/11 (terça-feira) – Unidade de Saúde da Família Ediléia de Jesus Santos

03/11 (quinta-feira) – Unidade de Saúde da Família Dra. Vera Lucia Cerqueira

04/11 (sexta-feira) – Unidade de Saúde da Família Maria Vitalina dos Santos

07/11 (segunda-feira) – Unidade Básica de Saúde Raimundo Alves da Silva

08/11 (terça-feira) – Unidade de Saúde da Família Péricles Reni de Souza

“A saúde da mulher é uma das prioridades na Gestão de Saúde do nosso Prefeito Dinha. Nesse sentido, seguimos intensificando as ações e atividades.  Vale lembrar que, é recomendado que mulheres realizem mamografia anualmente e, no mês do outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa, para incentivar a realização deste exame de imagem, que é capaz de identificar os nódulos nas mamas antes de serem palpáveis, ou seja, no estágio inicial”, pontuou Iridan Brasileiro, secretária de Saúde.

Detecção precoce:

Uma dos grandes objetivos da campanha é o auto-exame para uma detecção precoce do câncer. Pois se descoberto em fases iniciais, na maioria dos casos, é possível tratamentos menos agressivos e maior chance de sucesso. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

É recomendado pelo Ministério da Saúde que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. No exame é possível identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Dados:

Uma das doenças que mais atacam as mulheres é o câncer de mama. Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com a doença. No Brasil são cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. E se estimam mais de 66 mil novos casos para 2021. Como é o câncer que mais mata, em 2019, foram registradas 18.068 mortes de brasileiras.