Prefeitura de Simões Filho segue vacinando crianças contra a Poliomielite

A Prefeitura de Simões Filho segue vacinando crianças da faixa etária de um (01) ano a menor de cinco (05) anos de idade, contra a Poliomielite. A aplicação das doses ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USF), e seguem disponíveis até a primeira semana de setembro.

A iniciativa acontece com objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, bem como empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, protegendo a população contra as doenças imunopreveníveis.

Lembrando que, as crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, já as de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Para que a criança receba a vacina, os pais e/ou responsáveis devem comparecer a uma das unidades de saúde, e apresentar Cartão do SUS atualizado, CPF, Comprovante de residência e cartão de vacina da criança.

Sobre a Poliomielite

A Poliomielite também conhecida como pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

A infeção ocorre através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Os sintomas são febre, mal estar, vômitos, diarreia, dores de cabeça, no corpo, entre outros. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.