Prefeitura promove ação do projeto Busca Ativa Escolar em Simões Filho

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria da Educação (Semed) e, em parceria com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), executou mais uma ação do Projeto Busca Ativa Escolar com tema: “Fora da Escola Não Pode”. A iniciativa que tem por objetivo, garantir o direito à educação para crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social aconteceu no Centro de Abastecimentos da Bahia (CEASA).

Durante a ação, as equipes realização panfletagem e orientaram crianças, jovens e mães sobre a importância da presença das crianças e adolescentes na escola.

No município, as atividades são executadas pela equipe técnica da Semed, formada por psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, além de toda a comunidade escolar (professores, gestores, funcionários, auxiliares e pais), com apoio do Ministério Público, Conselho Tutelar, ferramentas da Assistência Social (Cras e Creas), dentre outros.

Sobre o Busca Ativa:

Quando a comunidade escolar identifica o baixo índice de presença e/ou a ausência do aluno nas atividades que são propostas pelas Unidades de Ensino, de modo intersetorial, as equipes visitam a residência do aluno, dialogam com os pais ou responsáveis e passam a acompanhar o desenvolvimento do aluno.