Prefeitura realiza visita técnica em matas visando captura de possíveis  animais transmissores do vírus Ilhéus

Dando continuidade às atividades de combate e prevenção ao vírus Ilhéus, a Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou mais uma importante ação. As ações acontecem por meio da Vigilância e Proteção à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses municipal, além da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP).

As equipes realizaram uma visita técnica para o reconhecimento do território de mata localizado no bairro km 30, onde se registrou caso positivo ao vírus, e vistorias e reconhecimento também da área de mata das localidades do Tanque do Coronel e Recanto do Sol.

“Esta é mais uma das atividades que compõem o plano de ações em combate e prevenção ao vírus. O objetivo agora é a elaboração de estratégias visando a captura de animais silvestres, passíveis de serem reservatórios do vírus Ilhéus. Feito essa captura iremos realizar coletas de amostras e encaminhá-las para análise laboratorial e aguardar os resultados, para a partir disso, iremos traçar novas medidas a serem adotadas”, explicou Rebeca Varjão, superintendente de  Vigilância em Saúde.

Vale destacar que, desde o surgimento do caso no município, visando o bem-estar da população, as equipes estão empenhadas na construção e elaboração de planos com diversas atividades de prevenção e combate ao vírus. Entre as iniciativas já realizadas estão: as investigações epidemiológicas no território, pulverização com uso de bombas costais, além da ação de conscientização e orientação à população no enfrentamento ao vírus entre outras ações que seguem acontecendo.