O município de Simões Filho foi homenageado, neste domingo (31), com o Prêmio Santa Dulce dos Pobres, durante a 20ª edição da Mostra Cosems Bahia, Aqui Tem SUS 2025. A cidade se destacou com experiências exitosas voltadas à Atenção Básica à Saúde da população quilombola, incluindo ações de atenção primária, vigilância e promoção da saúde nos territórios de Dandá, Rio dos Macacos e Caipora.
A premiação reconhece e valoriza iniciativas inovadoras desenvolvidas na área da saúde municipal desde 2016 e a solenidade contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA) e de representantes de diversas cidades baianas.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, o reconhecimento é resultado do compromisso da gestão em ampliar e fortalecer as políticas públicas de saúde.
“Esse prêmio é motivo de orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, levando atenção, cuidado e inclusão para comunidades que historicamente tiveram seus direitos negados. A saúde quilombola é prioridade e esse reconhecimento reforça que o trabalho vem fazendo a diferença na vida das pessoas”, destacou.
Promovida pelo Cosems-BA, a Mostra tem como missão estimular o intercâmbio de práticas bem-sucedidas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a política pública em todo o estado.
A presença de Simões Filho entre os destaques da edição 2025 reafirma o compromisso do município com a equidade e a inclusão, alinhando-se à Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola e fortalecendo os princípios do SUS.