Simões Filho permanece no Mapa do Turismo do Brasileiro 2023/2024

A cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), segue implementando e fortalecendo a rede de turismo, recebe qualificação do Ministério do Turismo e se mantém qualificada e inserida no Mapa do Turismo do Brasileiro 2022/2024.

A análise é realizada a cada 2 anos e além de atender a critérios específicos, o município teve que promover a atualização do Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo (SISPORT), que tem como objetivo apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de eixos estruturantes, visando à promoção do desenvolvimento regional.

O município foi inserido, no Mapa, em 2017 e desde então vem realizando capacitações com a população, público alvo, e atendendo as solicitações e exigências ministeriais, como possuir orçamento próprio, órgão de turismo, participação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), incentivar o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e outros.

Um dos pontos turísticos:

O município integra a Baía de Aratu que, com seus 9,8 quilômetros quadrados de águas navegáveis, além de oferecer abrigo seguro às embarcações, é também local ideal para competições náuticas e oferece um cenário de grande beleza. É do Aratu Iate Clube, por exemplo, que faz parte da Regata Aratu-Maragojipe, uma das principais provas brasileiras e que vem ganhando projeção internacional e também local de realização da Copa de Velas que reúne cerca de 300 velejadores.

O Mapa:

O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, visa identificar de forma facilitada as necessidades de investimentos e ações para promoção do setor nas regiões turísticas do país.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis, como estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.