Simões Filho: Prefeitura esclarece descoberta do vírus Ilhéus e informa medidas adotadas

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece a descoberta do vírus Ilhéus e informa sobre medidas adotadas. As ações acontecem por meio da Vigilância e Proteção à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses.

A paciente identificada pelas iniciais C.S. deu entrada no Hospital Municipal de Simões Filho dia 31 de janeiro, onde recebeu toda assistência, suporte e cuidados, através da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi estabilizada e, na sequência regulada para um Hospital de origem de Infectologia em Salvador, capital baiana.

Mais sobre caso confira no link: https://simoesfilho.ba.gov.br/simoes-filho-registra-caso-do-virus-ilheus-paciente-segue-estavel/

A Vigilância e Proteção à Saúde do Município colheu a sorologia da paciente e, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Médico e pesquisador Dr. Gúbio solicitou análises para checar se havia relação com Dengue, Zika e Chikungunya onde ambas foram descartadas. O pesquisador buscou outros vírus que estivessem relacionados ao quadro clínico e aos exames de laboratório. Após realizar um exame PCR, identificou no dia 7 de fevereiro, o vírus Ilhéus na paciente de 41 anos.

Medidas adotadas

Com resultado dos exames e da pesquisa realizada pela UFBA, a Secretaria de Saúde de imediato notificou a Secretaria Municipal de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sobre o registro do Vírus Ilhéus no município, informado também sobre medidas importantes seguindo as recomendações do protocolo. No dia 8, (quarta-feira), as equipes técnicas visitaram o território, fazendo investigações epidemiológicas. No dia 09 (quinta-feira), os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias visitaram cerca de  500 casas, buscando, eliminando e tratando focos. Além disso, foram realizadas ações de limpeza e orientação em saúde visando à contribuição da população neste enfrentamento. Mais informações sobre a visitas dos Agentes  confira neste link: https://simoesfilho.ba.gov.br/simoes-filho-prefeitura-intensifica-acoes-de-combate-a-dengue/.

Equipes da Sebab órgão responsável pela captura dos mosquitos, realizaram nesta segunda-feira (13) coleta das amostras que serão encaminhadas para análises .Vale destacar que o carro fumacê é uma medida adotada pela Sesab em situações extremas, pois o abate utilizado pode ser  prejudicial à saúde da população. Nesse sentido, as ações iniciais serão com bombas costais.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na eliminação de focos em suas casas, dessa forma iremos evitar novos adoecimentos e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e do vírus Ilhéus.