Simões Filho: Prefeitura habilita a primeira sala de Escuta Especializada

A Prefeitura de Simões Filho habilitou, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a primeira sala de Escuta Especializada. Os atendimentos acontecerão a partir desta quinta-feira (1), em horário administrativo, das 08h às 17h, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e de atendimento às crianças e adolescentes do município.

A iniciativa é realizada pela Secretaria da Saúde (SMS), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc). Por meio deste Serviço serão apuradas possíveis situações de violência sexual contra crianças e/ou adolescentes, visando garantir a proteção social e a oferta de cuidados com a vítima.

A Sala de Escuta Especializada está prevista na Lei nº 13.431 e a ação, Escuta, será realizada por um profissional capacitado. Vale destacar, que o objetivo da iniciativa não é a produção de provas para o processo penal e administrativo disciplinar, mas proteger as vítimas

Segundo a Secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, “o trabalho busca impedir a revitimização de crianças e adolescentes, evitando que precisem falar sobre a violência em diferentes locais de atendimentos”. Ainda segundo Iridan, o profissional responsável pela execução do Serviço fará a Escuta Especializada e será responsável em elaborar relatórios, realizar os encaminhamentos para cada situação e, se necessário, promover estudos de casos com a Rede de Proteção.

Diante de qualquer situação de violência ou de suspeita que envolva criança e adolescente, a comunicação ao Conselho Tutelar é obrigatória. Os conselheiros farão o atendimento e aplicarão as medidas de proteção cabíveis, dentre as quais, para os casos de violência sexual, o encaminhamento para o Serviço de Escuta Especializada.