Simões Filho: Prefeitura plota caminhões em alusão ao Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Simões Filho, em parceria com a Empresa JG, coloca nas ruas, um  caminhão compactador plotado de rosa, cor que homenageiam a campanha. O objetivo é aproveitar a visibilidade desses veículos para chamar a atenção de toda a população para os cuidados com a saúde da mulher.

Durante o mês, as equipes também participarão de atividades informativas e de promoção ao autocuidado. A iniciativa também acontece em outros setores, como nas Secretarias de Administração, Saúde, de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) e Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) – Nilda Fiúza.

A Campanha:

No Brasil, as campanhas de conscientização durante o Outubro Rosa ocorrem desde 2002. Em 2011, o tema do câncer de colo do útero também passou a ser abordado pela campanha. O objetivo principal é alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Sintomas:

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados debaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.