Simões Filho: Prefeitura realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o objetivo de avaliar a situação social do município, discutir diretrizes que norteiam o trabalho da Assistência Social, bem como fortalecer a execução das Políticas Públicas, a Prefeitura de Simões Filho realizou a 14ª Conferência Municipal da Assistência Social.

A Conferência teve como tema central: “Reconstrução do Suas: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O encontro foi executado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social.

“Acabamos de realizar a nossa 14ª Conferência e durante os encontros falamos sobre as Políticas Públicas da Assistência Social e a importância do SUAS. Esse foi mais um importante espaços de debate coletivo, onde discutimos e avaliamos as ações e as prioridades para a Assistência Social para os próximos anos”, pontuou Pereira.

Durante a Conferência, os participantes debateram os Eixos:

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Eixo 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?;

Eixo 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

O evento contou com a presença do prefeito, Dinha Tolentino, da deputada estadual, Kátia Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vera, servidores do serviço social, representantes de Conselhos e Associações, comunidade em geral e vereadores.