O município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou na manhã deste sábado (1), um ato alusivo em referência ao 2 de julho, o bicentenário da Independência da Bahia. O evento contou com a participação de autoridades locais e de populares.
Durante o evento, as bandeiras do Brasil, da Bahia e do município foram hasteadas e os respectivos hinos entoados. O fogo simbólico é um elemento que representa a união dos povos na luta de independência da Bahia, como ato simbólico e comemorativo da data magna da Bahia, 2 de julho e Simões Filho é o último município antes do destino final, a capital Salvador.
Além de Simões Filho, outras cidades também deram sua parcela de contribuição para a independência baiana e ativamente participaram das celebrações que culminam em Salvador.
Vale destacar que neste ano, o município sediou o primeiro encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste (Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias) e do Recôncavo Norte (Camaçari, Dias d´Ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João), como uma forma de valorização dos municípios que também tiveram participação nesse ato histórico.
Sobre a data
O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. Neste ano, o Estado vai comemorar os 200 anos do início do movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretando a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após a Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.
Sobre o novo formato:
O resgate dessa história só foi possível graças ao trabalho de pesquisa do historiador Diego Copque, autor do livro “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência no Brasil” (editora Kalango, 2022).