Simões Filho: Prefeitura realiza Seminário Família Acolhedora

A Prefeitura de Simões Filho realizou nesta quinta-feira (1), o Seminário para implantação do Serviço – Família Acolhedora, com o apoio a Instituição Aldeias Infantis SOS. A iniciativa faz parte do conjunto de ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), com o objetivo de promover a capacitação das equipes e atualização de conhecimentos, com vista no fortalecimento da rede de acolhimento e cuidado.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a informações sobre o serviço e as políticas da assistência social colocando em pautas, que a iniciativa funciona como uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem.

“Esse é um projeto importante e de grande responsabilidade social. A Família Acolhedora representa a possibilidade de convivência familiar e comunitária em um ambiente que garante o cuidado e atenção necessária para a criança e/ou adolescente, evitando o encaminhamento para uma instituição”, pontuou Andrea Pereira, secretária da Sedesc.

Participaram do encontro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Criança Feliz, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal Igualdade Racial, Coordenação da Promoção da Igualdade Racial, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Promotoria da Infância e Juventude, Administradores Distritais, Lar Irmã Benedita Camurugi, Associação de Deficientes de Simões Filho (Adesf), Acessuas e outras ferramentas do Social.