Simões Filho: Prefeitura realizou evento alusivo ao Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Simões Filho realizou uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. O evento aconteceu nesta segunda-feira (21) e também faz parte das atividades da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

O evento foi realizado no Centro da cidade e contou com a participação de membros do movimento de negros e de mulheres, estudantes, pesquisadores e sociedade civil. Durante o encontro, os simõesfilhenses assistiram a palestras, roda de conversa, apresentações culturais e atividades que abordaram o Dia Nacional da Consciência Negra e o Fim da Violência contra a Mulher.

“O Dia da Consciência Negra traz a importante reflexão a respeito de racismo, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religiões e cultura de matrizes africanas, dentre outros temas que foram abordados durante o evento”, pontuou Cláudia Lopes, historiadora.

A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou em defesa da vida e da liberdade dos povos africanos que tentavam fugir da escravidão no Brasil. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. A escravidão só foi abolida em 1888.

21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres:

A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.

Em escala mundial, a celebração ocorre em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.