Simões Filho: Prefeitura segue promovendo a limpeza preventiva de canais e córregos

Com o objetivo de contribuir para a segurança da população, a Prefeitura de Simões Filho segue realizando a limpeza e manutenção dos canais e córregos que cortam a cidade. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e acontecem de modo preventivo, em diversos pontos do município.

As intervenções integram as ações da Operação Chuva e visam verificar e/ou recuperar o sistema da rede de drenagem pluvial e fluvial, evitando possíveis alagamentos, e contribuindo para um melhor escoamento das águas.

A operação é feita por meio da limpeza mecanizada, utilizando equipamentos pesados, como retroescavadeiras, escavadeiras e caminhões caçamba para o transporte do material retirado, além do serviço manual que envolve atividades de roçagem do mato/vegetação, retirada de entulhos e materiais que são descartados.

Os trabalhos acontecem de modo contínuo e no momento, as equipes trabalham na Ilha de São João e Luís Eduardo Magalhães (Barreiro). As atividades seguirão acontecendo e localidades, como CIA 1, Preto Velho, Goes Calmon, Loteamento Santo Antônio, Pitanguinha, Paulo Souto, Simões Filho 1, KM 30, Loteamento Big Áurea, CIA 1 e nascente do Rio Joanes voltarão a ser visitadas.

Operação Chuva – Outras ações

O poder público também segue adotando outras medidas, como a construção de contenções e encostas, como as que estão em execução no Ponto de Parada; macrodrenagem, como a que foi realizada no Parque Continental – Canal da Muriqueira e Orlando Moscoso; construção e manutenção de escadarias em diversos pontos da cidade; limpeza urbana, com capinagem, apanhado de entulhos, varrição e outros; limpeza das bocas de lobo; dentre outras.