Simões Filho realiza Eleição para composição do Conselho Municipal de Saúde Biênio 2023-2025

A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), a eleição para a composição do Conselho Municipal de Saúde para o Biênio 2023/2025. A iniciativa foi coordenada pelo Conselho Municipal em exercício e pela Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho.

Na terça-feira (26), a eleição foi realizada junto ao segmento de trabalhadores. A votação foi realizada de forma secreta, onde os servidores municipais votaram e escolheram os seguintes representantes:

1 – Representante dos Trabalhadores da Atenção Básica

Titular: Raimunda Cavalcante de Oliveira

Suplente: Tânia de Souza Reis

2 – Representante dos Trabalhadores da Vigilância à Saúde

Titular: Gilmario Bispo dos Santos

Suplente: Jilma Santos Santana

3 – Representantes dos Trabalhadores de Saúde dos Serviços de Alta e Média Complexidade, Sindicato/Associação dos Trabalhadores de Saúde e demais  trabalhadores de Saúde.

Titular: Sheila Amorim Moreira de Lima

Suplente: Ademario Santos da Silva

Já na quarta-feira (26), a eleição foi direcionada para a escolha da plenária para os usuários. O ato aconteceu por aclamação, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde onde foram eleitas:

1 – STIM-BA – Representante de entidades congregadas dos Sindicatos de Trabalhadores Urbanos ou Rurais, exceto entidades da área da saúde;

2 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição do CIA 1- Representante das entidades Religiosas;

3 – Grupo Gay de Simões Filho – Representante de associação de direitos LGBT;

4 – Associação de Luta contra o Preconceito – Representante de associações de pessoas com deficiência ou portadores de patologias;

5 – Associação Beneficente Náná Ìyaálóóde Ay – Representante de associações ou congêneres de movimento antirracista, negros, quilombola, tradicionais, indígenas, mulheres e direitos humanos.

Sobre o Conselho Municipal

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão importante existente no organograma da estrutura do âmbito do Sistema único de Saúde (SUS). Os membros do conselho de saúde são escolhidos para representar a sociedade nas decisões dos serviços de saúde, exercendo o papel de controle social, fiscalização,além de ser responsável por aprovar ou não as matérias voltadas às políticas públicas de saúde do município.