Simões Filho sediará Campeonato Baiano de Canoagem VA’A; Atividades acontecem neste sábado (13)

A cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebe neste sábado (13), a 1ª etapa do calendário oficial de canoagem da Bahia, divulgado pela Federação Baiana de VA’A – FEVAABA, a Copa Z6 Náutica. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo (Setur), Governo (Segov) e de Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv).

Segundo a comissão organizadora, o evento vai reunir cerca de 150 atletas e a largada acontece às 7h, na nova Marina da Penha, localizada na Ribeira, capital baiana, e chegada na Marina Aratu, localizada na Baía de Aratu, em Simões Filho.

Os competidores terão um desafio de 20 km em canoas havaianas, dando início ao circuito Baiano em 2023, onde serão consagrados os campeões baianos das categorias individuais. Após a prova principal, será realizada uma disputa comemorativa entre canoas OC6 de categoria mista.

“Essa é mais uma importante iniciativa e faz cumprir o compromisso do nosso prefeito Dinha, com o fortalecimento da rede de turismo e empreendedorismo, além disso, contribui para o aquecimento da economia local, fortalecimento da economia circular/solidária e promove visibilidade para o nosso município”, destacou Joel Cerqueira, secretário de Turismo.

Entenda a canoagem :

Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka.

As canoas possuem cerca de 14 metros e 50 cm de largura, com 3 partes em comum: o casco, chamado Hull, o flutuador lateral, chamado Ama e os braços que ligam a canoa ao flutuador, chamado Iakos.

Nas canoas de 6 lugares, cada um possui uma função específica:

Remador 1: na parte dianteira da canoa, dita o ritmo e frequência das remadas.
Remador 2: segue o remador 1, porém do lado oposto dando ritmo e frequência ao remador 4 e 6.
Remador 3: faz a contagem para troca de lado na remada, e geralmente são 20 remadas de cada lado, onde o Hip Ho, anuncia a mudança.
Remador 4: vigia o Iako, para não haver oscilação de equilíbrio.
Remador 5: tem função de esgotar a água dentro da canoa, quando necessário.
Remador 6: é o capitão da canoa, a mais importante e respeitada função por ser o último e dirigir a canoa fazendo o leme de direção.